Novo critério diagnóstico para Pressão Alta

Foi lançado agora em Novembro de 2017, no Congresso Americano de Cardiologia da American Heart Association, o novo consenso de Hipertensão Arterial (Pressão Alta). Ente as atualizações mais importantes, está a nova definição de hipertensão. Segundo o novo consenso, pacientes que apresentam pressão arterial maior que 130 x 80 já podem ser considerados hipertensos, sendo que pressões sistólicas (que alguns conhecem como “pressão máxima”) entre 120-129 também são consideradas elevadas. O consenso ainda determina pressão normal como aquela menor que 120 x 80.   Mais de 1000 estudos científicos foram revisados para elaboração desse documento, sendo concluído que níveis de pressão arterial acima de 130 x 80 já levam a aumento do risco cardiovascular, com maiores chances de ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral e até mesmo óbito.   O diagnóstico de hipertensão deve ser feito pelo médico, após pelo menos duas aferições de pressão, em momentos distintos, estando o paciente calmo, relaxado e sem dor. Sua detecção precoce é importante porque se por um lado trata-se de uma doença silenciosa mas com consequências desastrosas, por outro, o tratamento adequado, com medicamentos e/ou mudanças do estilo de vida conseguem prevenir suas complicações. E prevenir é sempre o melhor remédio!   23472178_10155153206941947_3321097948600344393_n
tpm

TPM

A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo.
sop-620x369

Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.
Anemia

Como ocorre a anemia de causa renal

A anemia ocorre em pessoas em que o nível de hemoglobina no sangue, se apresenta em quantidade menor do que a necessária para manter os nutrientes essenciais ao corpo. Ela pode ser proveniente da deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A anemia em pacientes com insuficiência renal, é mais comum do que se pensa. E nesses casos podem trazer outras complicações,
prato

Nutrição gera mais qualidade de vida

Muitas pessoas, com o objetivo de emagrecer aderem as dietas da moda, ou ainda, acreditam que essas dietas trarão maior qualidade e nutrição para sua vida. São várias as dietas da moda que tem dado o que falar: dieta sem glúten: nada de pães, farinhas e biscoitos, dieta sem carboidrato: nada de massas e alimentos que possuem amido e açúcares, dieta da proteína: comer carne vermelha todos os dias.
69fcab6fc037a2c84dbd1ffaeb2647f1

Por que o sódio faz tão mal aos rins?

O sal de cozinha é a maior fonte de sódio, mas a substância também está presente em vários produtos industrializados como conservas, embutidos e temperos prontos. O consumo de sódio em excesso faz com que o corpo retenha mais líquidos, assim o volume de sangue nas artérias aumenta e causa a hipertensão, que afeta o funcionamento dos rins.