prato

Nutrição gera mais qualidade de vida

pratoNutrição: a qualidade na alimentação traz mais saudabilidade

Muitas pessoas, com o objetivo de emagrecer aderem as dietas da moda, ou ainda, acreditam que essas dietas trarão maior qualidade e nutrição para sua vida. São várias as dietas da moda que tem dado o que falar: dieta sem glúten: nada de pães, farinhas e biscoitos, dieta sem carboidrato: nada de massas e alimentos que possuem amido e açúcares, dieta da proteína: comer carne vermelha todos os dias.

Outro engano em dietas, é achar que ao consumir alimentos light e diet vão conseguir perder gordurinhas indesejadas, mas isso não acontece! As consequências dessas dietas e o consumo de determinados alimentos sem acompanhamento médico, nem sempre trarão o objetivo tão almejado e ainda podem acabar levando outros prejuízos ao corpo.

As consequências de adotar uma dieta (da moda) sem acompanhamento médico:

A promessa de milagres no corpo, a necessidade de fazer refeições fora de casa, e novas tendências em alimentos da moda (caso dos hambúrgueres), levam cada vez mais pessoas terem hábitos errados na hora de alimentar-se.

Adotar uma dieta da moda, consumindo mais de um certo tipo de alimento, ou deixando de consumi-lo, pode causar desequilibro na quantidade de nutrientes e vitaminas que esse alimento libera ao organismo. Por exemplo: ao excluir alimentos com carboidratos nas refeições com objetivo de perder peso em pouco tempo, faz com que o corpo utilize as proteínas como fontes de energia e um pequeno percentual de gordura. Isso contribui para aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.
O resultado de uma dieta sem carboidratos, somente com proteínas, pode favorecer na perda rápida de peso enganoso, pois diminuindo o percentual de massa magra (músculo), pesa-se menos, porém isso não quer dizer perder a gordura adequada. A longo prazo as pessoas voltam ao peso anterior ou até acima.

Ainda não mais os prejuízos ao corpo. Uma má alimentação pode causar problemas de pele, problemas capilares, estomacais, intestinais, insônia, cansaço excessivo, falta de concentração e memória.

Soluções simples a serem adotadas para uma alimentação saudável:

O que mais importa é o valor nutricional que os alimentos oferecem. Algumas pequenas mudanças diárias podem ajudar alcançar uma disciplina alimentar sem deixar de consumir o que gosta.

Analisar com atenção a composição dos alimentos, como a quantidade de gorduras e sódio, evitando-os, colabora para uma alimentação saudável, optar por pratos coloridos, com pouca quantidade, mas bastante variedade de cada alimento, também.

Ter uma alimentação equilibrada com opções saudáveis, aumenta a qualidade de vida e ajuda a manter o peso ideal. Cuide do seu bem-estar e da sua saúde!

Fonte: www.nefrologiabrasilia.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Show