69fcab6fc037a2c84dbd1ffaeb2647f1

Por que o sódio faz tão mal aos rins?

69fcab6fc037a2c84dbd1ffaeb2647f1O sal de cozinha é a maior fonte de sódio, mas a substância também está presente em vários produtos industrializados como conservas, embutidos e temperos prontos. O consumo de sódio em excesso faz com que o corpo retenha mais líquidos, assim o volume de sangue nas artérias aumenta e causa a hipertensão, que afeta o funcionamento dos rins.

O sódio é muito utilizado para manter o alimento em boas condições, pois retira a água e evita que as bactérias se proliferem. Contudo, quando ingerido em excesso, é responsável por carregar moléculas de cálcio para as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-as espessas e intensificando as contrações.

Hipertensão arterial, arritmia, problemas renais, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são problemas graves causados pelo consumo exagerado de sódio. Os rins têm a função de expelir o excesso de sal do organismo e, se há uma grande quantidade, o excedente permanece no corpo e cai na corrente sanguínea.

A hipertensão influencia o funcionamento de todos os órgãos. Fique atento e saiba o quanto você pode ingerir de sódio diariamente.

Quantidade ideal de sódio

O sódio é necessário para a contração muscular, ritmo cardíaco e transmissão dos impulsos nervosos. A quantidade que pode ser consumida é de até 2g por dia, o que corresponde a uma colher de café. Procure consumir o sal light ou o sal marinho. O primeiro tem teor de sódio reduzido e é indicado para pessoas hipertensas, enquanto que o segundo não passa pelo sistema de branqueamento e permanece com componentes importantes para o metabolismo.

Consulte o seu médico e saiba quais alimentos são mais adequados para a sua saúde.

Fonte: www.nefrologiabrasilia.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Show